Calorias vazias, já alguém ouviu falar?
Chamamos calorias vazias aos alimentos que são rapidamente absorvidos pelo organismo e convertidos em energia, mas não são bons nutricionalmente pois não contêm qualquer tipo de nutriente benéfico para o corpo. Ao consumir estes alimentos, a maior parte é convertida em gordura.
O AÇÚCAR refinado é um bom exemplo de alimento com muitas calorias mas com poucos benefícios. A maioria das pessoas não dá conta da quantidade de açúcar que ingere todos os dias. Para além daquele que as pessoas adicionam por livre e espontânea vontade no café ou chá existe muitos alimentos que contêm elevadas quantidades de açúcar.
Hoje vou falar-vos dos REFRIGERANTES. Como diz o nutricionista Nuno Borges, “O açúcar é muito prejudicial para a saúde, especialmente se for consumido em bebidas, porque a velocidade com que a glicose e a frutose entram no sangue é agressiva do ponto de vista metabólico”. Sim, os refrigerantes estão cheios de calorias vazias, isto é, AÇÚCAR.
Para terem uma pequena noção fiz o levantamento da quantidade de açúcar que alguns refrigerantes contêm na sua composição e passo a mostrar-vos de seguida.
Para uma mais fácil percepção vamos comparar com pacotes de açúcar (7 gramas) que vulgarmente se põe numa chávena de café.
Então vamos a isto:
1 Lata de Pepsi de 330 ml = 36.4 gr de açúcar = 7.1 pacotes de açúcar
1 Lata de Coca Cola de 330 ml = 35 gr de açúcar = 7 pacotes de açúcar
1 Lata de Sumol de 330 ml = 35 gr de açúcar = 7 pacotes de açúcar
1 Lata de Fanta de Laranja de 330 ml = 28 gr de açúcar = 4 pacotes de açúcar
1 Lata de Santal de 330 ml = 27.1 gr de açúcar = aproximadamente 4 pacotes de açúcar
1 Lata de Ice Tea de Limão de 330 ml = 15 gr de açúcar = 2.1 pacotes de açúcar
1 Lata de Compal 330 ml = 8.5 gr de açúcar = 1 pacote de açúcar
Pense um pouco se vale a pena continuar a beber refrigerantes.
Eles tiram-lhe a fome? NÃO!
Acrescentam algum valor à sua nutrição? NÃO!
Então para quê beber calorias vazias?! Pense nisso e mude um bocadinho os seus hábitos, para seu bem.