Existem milhares de informações na internet sobre exercicio, sobre prescrição e sobre exercícios inovadores para melhorar a nossa condição física. Temos aquele amigo que já treina há imenso tempo e por isso, eu que estou começar vou treinar com ele, com a sua prescrição. Será mesmo este o melhor método para conseguir resultados eficazes e seguros?
Um artigo publicado no ‘The Journal of Strenght and Conditioning Research’, mostra-nos que não. É mais eficaz treinar com um personal trainer do que treinar por conta própria, no que diz respeito ao ganho de massa muscular.
Este estudo consistiu em dividir dois grupos de homens saudáveis e já praticantes de musculação há pelo menos 3 meses. Um dos grupos treinou com um Personal Trainer e o outro grupo treinou por conta própria. Os participantes treinaram durante 12 semanas, com o mínimo de 3 treinos por semana (era o que estava estipulado, e caso fizessem mais teria que ser treino aeróbio).
Os resultados dizem-nos que o grupo que teve prescrição e supervisão do personal trainer aumentou a massa muscular relativamente ao grupo que treinava por conta própria(que não teve nenhuma melhoria). Foram também feitos testes de força e tanto na chest press como na leg press o grupo seguido pelo personal trainer teve melhores resultados na força do que o segundo grupo. No que diz respeito à potência também houveram diferenças bastante significativas nos seus ganhos, 10% de melhoria no grupo supervisionado e apenas de 1% no grupo sem orientação.
Um dado curioso que este estudo nos dá é que a maioria dos participantes treinou mais do que 3 vezes por semana, e o que aconteceu foi que esses participantes tiveram menos ganhos do que aqueles que treinaram apenas 3 vezes por semana com o personal trainer.
Conclusões que podemos retirar deste estudo (Gentil, P 2014):
– Se quiser ter resultados com qualidade e segurança peça ajuda a um personal trainer
– Não faça alterações ao seu plano, ou se quiser fazer fale com o seu personal trainer
– Confie no trabalho destes profissionais, mas antes certifique-se que são mesmo profissionais
Um último ponto que penso ser muito importante e que não foi abordado no estudo foi o cuidado na alimentação. Este serviço aliado a uma alimentação cuidada para o nível de actividade do cliente poderá ser muito benéfico e promover ainda mais resultados na pessoa.