Treino intervalado é um tipo de treino cardiovascular que incorpora momentos de alta intensidade de trabalho seguida de momentos de menor intensidade de trabalho, ou de descanso, que é repetido por um número específico de repetições, dependendo do nível de condição física de cada um.
Existem quatro variáveis a considerar ao programar um treino intervalado:
– Intensidade ou a velocidade de cada intervalo
– Distância ou tempo de cada intervalo
– Descanso ativo ou não de cada intervalo
Essas variáveis serão determinadas pelas metas que o indivíduo pretende alcançar no programa de treino. Os três sistemas de energia que podem ser recrutados durante o treino intervalado são, ATP-PC (sprints ou intervalos mais curtos), anaeróbios (distância ou tempo moderada) e aeróbios (maior distância ou tempo).
Para os indivíduos menos aptos, as repetições e o rácio de treino-descanso podem ser modificados para atender às suas necessidades. Em vez de utilizar uma proporção de 1:1, podem ser utilizadas 1:3 ou 1: 4 até que tenham atingido um nível mais elevado de condição física.
Benefícios do treinamento do intervalo:
O treino intervalado pode ajudar um indivíduo a superar um plateau já atingido num programa de treino tradicional e adicionar variedade alterando-se a concepção do programa. Este tipo de treino pode ajudar a manter os atletas motivados para que estes possam alcançar seus objectivos.
Uma pesquisa mostrou também alterações fisiológicas positivas ao incorporar treino intervalado. Um aumento do VO2 max, diminuição da pressão arterial em repouso, e um aumento da resposta à insulina são apenas algumas alterações fisiológicas que podem ser experimentados ao comparar o treino intervalado com o exercício de estado estacionário.
O estudo também concluiu que havia uma diminuição no acúmulo de lactato e um aumento da oxidação de gordura, o que sugere que o intervalo de formação é um método de treino eficaz para aumentar a oxidação de gordura e capacidade para o músculo para oxidar gordura.
Apesar de no treino intervalado haver muitos benefícios, devemos ter algum cuidado antes de incorporá-lo num programa de treino. Devido à alta intensidade e às cargas de treino máximas, os indivíduos devem ter primeiramente uma base sólida de capacidade cardiovascular. O tempo de recuperação e percentagens de frequência cardíaca máxima podem ser ajustadas em função do nível de condição física de cada um.