Diabetes e Exercicio

DIABETES

A diabetes é uma doença crónica que afecta milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. Existem mais de 347 milhões de diabéticos no planeta terra.

Em Portugal 12.4% da população tem diabetes, dos quais 7% já está diagnosticada e 5.4% não está diagnosticada. Ou seja, 7% da população portuguesa já tem diabetes e já sabe que é preciso ter alguns cuidados na sua vida, mas pior que isto é que existe 5.4% da população que anda descontraidamente a passear a diabetes por aí e a prejudicar a sua saúde sem saber.

Segundo a organização mundial de saúde a diabetes é uma doença que aparece quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando não a utiliza eficazmente. A insulina (como já foi explicado numa publicação anterior) é a hormona que regula o açúcar no sangue. O efeito da diabetes não controlada é a hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue), que com o tempo danifica gravemente vários órgãos.

A diabetes tipo I, também chama como diabetes juvenil ou insulinodependente, acontece devido à deficiente produção de insulina pelo pâncreas e que por isso mesmo o seu tratamento passa pela administração de insulina diariamente e por uma dieta rigorosa baixa em hidratos de carbono. A diabetes tipo II é a forma mais comum de diabetes e é causada por um desequilíbrio no metabolismo da insulina. Quanto mais elevados são os níveis de glicose no sangue, mais insulina o pâncreas tem de produzir para enfrentar o açúcar. À medida que a insulina aumenta, as células tornam-se cada vez mais insensíveis aos sinais da insulina. Para conseguir baixar os níveis de açúcar no sangue, o pâncreas faz um esforço adicional libertando mais insulina para regular os níveis de açúcar no sangue. Quando as células resistem ao sinal da insulina, mesmo que o pâncreas maximize o nível de insulina as células perdem a capacidade de resposta ao sinal da insulina e o açúcar no sangue aumenta, dando origem à diabetes tipo II. Este tipo de diabetes tem como principais factores de risco a obesidade e o sedentarismo.

Se pode prevenir a diabetes?

Claro que sim! Uma alimentação saúdavel baixa em hidratos de carbono, praticar exercicio físico regular e controlar periodicamente os níveis glicémicos são três pequenas coisas que pode fazer que o ajudarão a ter um maior controlo sobre este doença. Sabe-se que o exercicio físico é benéfico pois estimula a produção de insulina e facilita o seu transporte para as células. Quando fazemos exercício estimulamos pâncreas a produzir insulina e, por outro lado, como exercitamos os músculos, eles precisam de energia. Deste modo, também estamos a aumentar a utilização de glicose pelos músculos impedindo que esta se acumule no sangue e aumente a sua glicemia.

É preciso ter cuidado com a maneira como se prescreve o exercicio, dai a importância de ter alguém que o ajude e acompanhe neste processo. Não estou a discutir qual o melhor tipo de treino a adequar nestas situações, se a musculação se o treino aéróbio ou se ambos, não é essa a discussão de hoje, o que estou a dizer é que há evidências cientificas de que o exercicio físico em conjunto com uma dieta baixa em hidratos é um bom (se não o melhor, mas isto já sou eu a dizer) remédio para controlar a diabetes tipo II.

Penso que é óbvio que adequar um estilo de vida saudável e activo é preferível a ter que tomar um comprimido todos os dias e ver a sua saúde a degradar-se de dia para dia.

A verdade é que está tudo nas suas mãos. A decisão é sua!