Porque devo fazer uma avaliação física?

Existem factores fundamentais para que a prática de exercício fisco seja eficaz e segura, como por exemplo o acompanhamento e a “Avaliação Física”.

A falta de orientação especializada e adequada aos objectivos e limitações de cada pessoa pode acabar por conduzir à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco as suas metas e principalmente a sua saúde. O treino orientado e supervisionado é a melhor forma de alcançar os objectivos e assegurar a eficácia e segurança durante o treino.

A avaliação física deve passar por 3 passos:

Anamnese – Conjunto de perguntas ligadas aos hábitos diários de cada pessoa, limitações físicas e fisiológicas existentes, patologias e factores hereditários de risco. Fala-se também dos seus objectivos, ponto muito importante no treino. QUEM NÃO TEM OBJECTIVOS NÃO CHEGA A LADO NENHUM!

Antropometria – Conjunto de dados físicos, que se propõem a definir um perfil físico de cada pessoa. Servem de base de dados comparativos (constatar se há evolução, se o treino está a ser orientado para os objectivos, etc.). Quando traça um objectivo, neste ponto poderá ver se os seus resultados estão de acordo com oque se propôs.

Condição Física: Deve medir os 3 grandes campos das capacidades físicas (flexibilidade, força e resistência). O objectivo é constatar em que ponto o cliente se encontra, de forma a adequar os exercícios a cada cliente, prevenindo lesões, e prescrever para melhorar as capacidades físicas.

Resumidamente a Avaliação Física vai:

• Fornecer dados que irão auxiliar na prescrição de exercícios adequado ao individuo

• Permitir a avaliação da evolução do programa de exercícios dos indivíduos

• Motivar os participantes estabelecendo metas possíveis de serem alcançadas

• Identificar e prevenir possíveis riscos