Bem, esta é uma questão à qual toda a gente quer dar resposta, mas nem sempre é fácil. Não há com certeza uma resposta absoluta. Feita alguma pesquisa, tentarei responder da melhor forma à questão acima exposta.
A espécie humana como a conhecemos hoje nem sempre foi assim, como a maioria sabe a nossa espécie ultrapassou inúmeras transformações até chegar ao que somos hoje.
Há cerca de 50 mil anos o nosso código genético foi moldado e há 50 mil anos o estilo de vida das pessoas não era o mesmo estilo de vida das pessoas de hoje em dia, e aqui reside um grande problema.
Há 50 mil anos nós eramos nómadas, não tínhamos a comida ao nosso dispor ao virar da esquina como agora temos e por isso mesmo eramos obrigados a fazer muito mais actividade física. Nessa altura tínhamos que fazer grandes deslocamentos para encontrar mantimentos e quando encontrados ainda teria que haver energia para voltar, e por isto mesmo o nosso metabolismo aprendeu a economizar energia, isto é, a sobreviver comendo pouco.
O que acontece é que há cerca de 5 mil anos, os humanos passaram a viver em cidades e com isso a necessidade de ser nómada deixou de existir, passando a obter alimentos com muito mais facilidade. Milhões de anos a comer pouco e exercer muito e ‘de repente’ a fórmula inverte-se, tornamo-nos sedentários e a comer mais e o que acontece é que a energia em excesso é transformada em gordura.
Agora pense que quando decide fazer dieta nos dias de hoje (acontece quase sempre comer menos) e (também acontece muitas vezes) fazer a sua caminhada de longa duração. O que o corpo vai pensar é que precisa de economizar energia pois não sabe quando poderá haver um período de privação. O problema é que esse período de privação nunca chega, e a gordura vai sendo acumulada. E quando acham que estão a adoptar uma boa estratégia de emagrecimento e estão apenas a activar um mecanismo de defesa do vosso corpo.
O nosso corpo não muda ao ritmo das nossas vontades repentinas, mas sim de mudanças comportamentais sólidas e com as estratégias correctas, por isso tenha atenção à dieta que faz e ao exercício que pratica. Consulte profissionais das duas áreas(nutrição e exercício) e consiga finalmente atingir os objectivos que realmente quer com saúde.
Texto baseado no vídeo do Doutor Paulo Gentil.