Tem dores musculares a treinar ou no pós treino? De onde vem a dor?

Todos nós temos dores musculares quando treinamos com intensidade. Dores durante o treino, dores após o treino.. De onde será que vem essa dor?

E o que é a dor?

“É um mecanismo de protecção activado diante da possibilidade de ocorrência, ou após o aparecimento, de lesões. Os receptores da dor são terminações nervosas livres susceptíveis a estímulos mecânicos, térmicos e químicos.” (Gentil, 2014)

Dor durante o treino

Quando executamos algum exercício com alguma intensidade e sentimos aquela sensação de queimação, sabe? Essa dor deve-se à falta de oxigénio no músculo e à queda do ph. Dá-se o processo de acidose (devido ao aumento de iões de hidrogénio), que dificulta a contracção muscular e que estimula os receptores da dor, estes que sinalizam o corpo para a interrupção do exercício antes de ocorrerem lesões.

Dor depois do treino

Não, esta dor não tem nada que ver com o ácido láctico, como muita gente o diz. Quando treinamos com intensidade, é normal que hajam lesões nos tecidos musculares. O nosso corpo desencadeia mecanismos para que se inicia um processo inflamatório com o fim de regenerar esse mesmo tecido, e é este processo inflamatório que activa os receptores da dor e provoca dores 24 a 48 horas após o treino (Gentil, 2014).

Estas dores são normais. Podem ser mais dolorosas para quem começa a treinar depois de um longo período parado, mas elas chegam a toda a gente que treina de forma intensa, e de facto só treinando intensamente se obtêm resultados. É essencial conhecermos o nosso corpo e saber distinguir uma dor muscular de uma dor articular.

Muito bons treinos, e não se preocupem se as dores musculares vos assaltarem o corpo de vez em quando. É saudável e é sinal que treinam.