O agachamento é um dos melhores e mais completos exercícios que existem, envolvendo várias articulações e músculos dos membros inferiores e também por consistir num movimento que realizamos inúmeras vezes no dia-a-dia (sentar e levantar).
Inúmeras pessoas realizam o agachamento de forma parcial por acharem que o agachamento profundo é prejudicial à articulação do joelho por aumentar a tensão na patela, o que a ciência já demonstrou não ser verdade provando até o contrário, o agachamento entre os 80 e os 90 graus é o que mais tensão faz na articulação do joelho.
O agachamento completo, com maior amplitude, é um factor de intensidade, ou seja, quando mais profundo, mais intenso e maior o recrutamento de fibras musculares, levando a maiores ganhos de força e massa muscular quando comparado com o agachamento parcial. (Gentil, 2011) É normal que não consiga colocar tanta carga num agachamento completo quanto num agachamento parcial, mas mesmo assim irá conseguir recrutar mais fibras musculares no primeiro.
Quando mais profundo for o agachamento maior será a activação do glúteo, e sobre isso escreverei brevemente.
Toca a treinar com inteligência e sem medos. Alguma dúvida é só perguntar que terei todo gosto em esclarecer.
